LED Diodo


O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz (LED = Light emitter diode), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz.

Tal transformação é diferente da encontrada nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, dentre outras. Nos LEDs, a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria, sendo, por isso, chamada de Estado sólido (Solid State).

O LED é um componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e outro, chamado catodo. Dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a geração ou não de luz.

Para inserir um led ao circuito devemos ficar atentos a polaridade do led e da bateria que é quem define o sentido de corrente desse circuito.

Observe na primeira imagem que temos a marcação onde a bateria deve ser inserida. Seguindo a trilha que parte do lado positivo (+) devemos inserir o led com o mesmo lado ligado a essa trilha. Lembrando que o terminal maior do led é o positivo (+).

Veja na segunda imagem que os terminais do led são abertos um para cada lado, dessa forma possibilitando fixa-los ao circuito. Utilize um pedaço de fita condutiva para prende-lo na posição correta. Observe a terceira imagem.